A Assessoria Jurídica tem a função de proteger e potencializar os negócios de determinada empresa ou interessado, ainda que pessoa física. Isso porque os trabalhos realizados nessas condições vão da prevenção até a resolução de um conflito, incluindo debates, análise de riscos, atendimentos urgentes e prioritários.
A exemplo das transações imobiliárias, como compra, venda, permuta e doação, sabe-se que fazem parte do cotidiano e da vida de muitas pessoas, tanto investidores, como herdeiros, empresas e todo cidadão que busca a casa própria.
São nestas situações que a assessoria jurídica, no ramo imobiliário, se faz indispensável para uma negociação bem sucedida, tendo em vista que o conhecimento técnico, legal e contratual do profissional Advogado é o único capaz de garantir a segurança da transação entre as partes, sendo o único profissional competente e com prerrogativas para a análise, elaboração e assessoria de contratos, por exemplo.
É uma atividade preventiva pouco procurada, mas extremamente importante para a interpretação do negócio a ser firmado, podendo indicar a existência de pontos legais ou ilegais, que geram benefícios indevidos ou prejuízos a qualquer dos envolvidos, geralmente não identificadas por pessoas leigas.
A importância da assessoria jurídica, então, está na segurança proporcionada ao negócio, evitando prejuízos e potencializando o sucesso não somente de uma negociação, mas de uma empresa ou de qualquer indivíduo que lide diariamente com terceiros.